Green Day – Discografia+Biografia (Download)

8 11 2009

Os Green Day são uma banda de punk rock dos Estados Unidos, formada em 1987 em East Bay, Califórnia. Amigos de infância, Billie Joe Armstrong (vocalista / guitarrista) e Mike Dirnt (baixo / vocais) formaram a sua primeira banda, “Sweet Children”, em Rodeo, Califórnia, quando tinham 14 anos. Conheceram-se quando estudavam, num colégio chamado Pinolle Valey High School. Em meados de 1989, o grupo arranjou um baterista chamando “John Alan Kiffmeyer (Al Sobrante)” e lançou um EP com o nome de “Sweet Children”, mas logo depois mudou seu nome para Green Day. Logo, o grupo assinou contrato com uma gravadora local independente, a “Lookout! Records”. Eles acabaram por lançar mais 2 EPs (“39/Smooth” e “Slappy EP”), que mais tarde se transformou no 1º álbum (“1,039 / Smoothed Out Slappy Hours”), que foi uma mistura dos 3 primeiros EPs após ter assinado com a Lookout. Logo após o lançamento deste CD, “Al Sobrante” teve que deixar a banda para continuar a faculdade, pois ter que viajar com a banda estava atrapalhando os estudos, e em seu lugar entrou para assumir a bateria Tré Cool (“Frank Edwin Wright III”), que era amigo de “Lawrence Livermore” (vizinho de Tré Cool e fundador da gravadora Lookout! Records). Tré era professor de bateria de Al Sobrante, e também tocava na banda “The Lookouts”, montada por Livermore, quando Tré já tinha 12 anos.Hoje em dia,Tré é considerado o 98º melhor baterista do mundo.

Através do começo dos anos 90, os Green Day começaram a arranjar fãs, e acabaram por conseguir ainda mais com o lançamento do segundo álbum, “Kerplunk”, de 1991, que incluiu as 4 músicas lançadas no 1º EP (Sweet Children). O sucesso de Kerplunk na cena underground chamou a atenção de grandes gravadoras, (buiú thithick) devido aos hits “2000 Light Years Away” e “Christie Road”. Na época que o quarto single, “When I come Around”, começou sua estadia de 7 semanas como número 1 nas tabelas, no começo de 1995, o Dookie já tinha vendido mais de 5 milhões de cópias só nos EUA. Acabaria chegando aos 8 milhões nos EUA e 12 milhões no mundo todo.O Dookie também ganhou o Grammy de melhor performance de música alternativa de 1994.

Logo após Dookie, a banda lançou seu quarto álbum, “Insomniac”, em 1995. Na Primavera americana de 1996, os Green Day cancelaram sua tour europeia alegando esgotamento e exaustão total.

Após o cancelamento a banda passou o resto do ano a descansar e a escrever material novo. O resultado final foi o que muitos chamam de melhor álbum deles, “nimrod”. Ele foi bem recebido pela maioria de críticos e fãs. O álbum vendeu 80000 cópias só na primeira semana, e chegou à décima posição na Billboard. O primeiro single do nimrod foi “Hitchin’ A Ride”.

Depois do Warning, os Green Day lançaram a sua colecção de hits, chamada “International Superhits”. O álbum conta com todos os hits do Green Day pela Reprise Records

Em Julho de 2002, os Green Day resolveram lançar todas suas B-Sides num CD, chamado “Shenanigans”. Tratam-se de músicas gravadas ao longo de sua carreira na Reprise Records, que foram lançadas apenas em singles. Para muitos, músicas desconhecidas e raras. O CD conta com 15 faixas, onde uma delas é a inédita “Ha Ha You’re Dead”.

2004- Depois de 4 anos sem lançar um album com musicas inéditas, a banda voltou muito mais séria e inovando seus conceitos musicais. Em setembro eles surgiram com o album “American Idiot”, totalmente voltado para guerra contra o Iraque e o Governo George W. Bush, que em 2003 iniciou a invasão do mesmo.
Musicalmente os Green Day voltaram com sonoridades diferentes e muito mais categóricas, com musicas como “Jesus of Suburbia” e “Homecoming”.
O CD American Idiot estreou em 1° na billboard e há quem diga que este será o CD da decada e até mesmo do século. E há comparações com Sgt. Peppers dos Beatles que foi para os críticos o melhor album da história da musica.

No ano seguinte a banda foi considerada como uma das mais poderosas do cenário mundial, ganhando o Grammy de melhor Album de Rock e sendo indicada em 8 categorias.
No mesmo ano os Green Day foram premiados em dezenas de prémios pelo mundo, prémios importantes como a Billboard, Rolling Stone, Kerrang e MTV VMA, sendo o grande vencedor com 7 prémios dos 8 disputados.

Em 2009, o grupo finalmente concluiu o novo disco, 21st Century Breakdown. ‘’Fomos mais criativos neste último álbum’’ diz Billie sobre o projecto. O primeiro single do disco é ‘’Know Your Enemy’’, o segundo “21 Guns”, o terceiro “East Jesus Nowhere” e o quarto “21st Century Breakdown”.

Albúns de estúdio:

1,039 Smoothed Out Slappy Hours (1990)

Kerplunk (1991)

Dookie (1994)

Insomniac (1995)

Nimrod (1997)

Warning (2000)

American Idiot (2004)

21st Century Breakdown (2009)


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: